Dicas para pedalar de forma segura

Ciclistas em avenida movimentada

Dicas para pedalar de forma segura.

A bicicleta faz parte da vida da maioria das pessoas, seja por lazer, esporte ou meio de transporte, além de promover vários benefícios para saúde física e mental.

Conheça as 7 principais dicas para um pedal mais seguro.

1. Use iluminação na sua bike para pedalar no trânsito

As lanternas ou sinalizadores de segurança têm um papel essencial para o pedal, garantindo mais segurança e alerta para os motoristas dos veículos automotores, podendo evitar colisões. Uma dica é utilizar a luz branca na frente e a vermelha atrás.

Ciclista andando na mesma mão que os carros

2. Nunca pedale na contramão

Muitos ciclistas acreditam que pedalar na contramão é a forma mais segura, pois é possível ver os veículos a frente. Mas na verdade não é bem assim, quando o ciclista entra na contramão, ele tem que parar ou diminuir o ritmo a todo instante, enquanto integrado ao fluxo de veículos desenvolve velocidades maiores.

Estudos científicos sobre colisões, indicam que ciclistas que pedalam na mão correta tem cerca de cinco vezes menos chance de colisão.

De acordo com o Art. 58 do Código de Trânsito Brasileiro é proibida a circulação de bicicletas na contramão.

Ciclista mantendo distância do carro em uma curva

3. Mantenha distância de veículos nas curvas e rotatórias

Evite ficar do lado dos veículos em curvas e rotatórias, a chance de ser prensado é enorme, fique atento!

4. Sinalize sempre

É essencial que os ciclistas sinalizem a direção que pretendem seguir usando sinais com as mãos. Seja para pedir ou dar a passagem, uma dica importante é sempre sinalizar, com a mão esquerda em 90° quando virar à esquerda, e faça o mesmo com a mão direita quando virar à direita. 

Outra dica é quando for seguir em frente num local onde muitos carros viram à direita, sinalize com a mão em 45°, pedindo para aguardar, não esqueça de sempre estar atento se o motorista vai lhe dar passagem.

5. Realize as manutenções da Bike

Antes de sair para o pedal certifique-se que sua bike está apta para o uso. Mantenha coroas, catracas e corrente sempre lubrificadas para facilitar as trocas de marcha, verifique se os freios estão funcionando corretamente, teste os manetes. Se necessário, faça a regulagem ou troque as pastilhas e mantenha os pneus calibrados.

Homem conferindo rota no gps do celular

6. Trace suas rotas antecipadamente

Procure traçar antecipadamente sua rota, dê preferência por ciclovias (feitas, exclusivamente, para bikes), ou ciclofaixas (caminhos pintados no chão, ao lado das vias destinadas a carros e demais veículos), ou opte por vias secundárias e mais calmas. Dica, se possível evite rotas em que é permitido circular a mais de 60 km/h. 

7. Cuidado com os pedestres

Se houver a necessidade de andar sobre calçadas movimentadas, desça da bike e empurre. Apenas pedale nesses locais se a movimentação de pessoas for pequena, sempre fique atendo com os pedestres.

A Nathor se preocupa com você e com a sua segurança, incentivamos o ciclismo seguro, para um pedal prazeroso e saudável!

A Nathor é Pensada para a Vida!

Gostaram das dicas?! Comentem lá no @nathorbicicletas