Você sabe qual é a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota?
Cada via tem suas particularidades, basta observar o local de delimitação e os elementos que a circundam.
Embora todas sejam projetadas para a circulação de bicicletas, bikes elétricas e patinetes, cada uma dessas vias tem as próprias características.
Vamos conhecer cada uma delas?
Ciclovia
A ciclovia é uma pista que se localiza separadamente da via destinada à circulação de automóveis. Isso significa que há um espaço, um desnível, um nível, um canteiro, uma grade ou qualquer outro elemento físico entre a ciclofaixa e a pista do tráfego pesado.
As ciclovias podem ser unidirecionais, onde a pista tem sentido único de circulação, ou bidirecionais que costuma ser maior e possibilita o trânsito em ambos sentidos.
Ciclofaixa
A ciclofaixa caracteriza-se por ser uma pista localizada junto à via dos demais veículos. Geralmente é no mesmo nível da pista de rolamento, da calçada ou do canteiro. Por não ser totalmente separada do tráfego pesado, a implantação da ciclofaixa é menos custosa e mais fácil de ser inserida e também podem ser unidirecionais ou bidirecionais.
Geralmente, a ciclofaixa é identificada pela pintura no chão, costuma estender-se para os bairros, diferentemente da ciclovia, que se concentra nas avenidas e nas grandes vias de acesso.
Algumas cidades aderem em feriados e domingos, a ciclofaixa como um momento de levar as pessoas o lazer. Assim, uma ou mais faixas de ruas e avenidas convertem-se em ciclofaixas, criando um espaço adicional para a circulação exclusiva de ciclistas.
Ciclorrota
Embora a ciclorrota não seja tão comum quanto a ciclovia e a ciclofaixa, também faz parte das vias destinadas à circulação de ciclistas.
Ciclorrota é um espaço compartilhado com pedestres ou veículos, esse espaço possui sinalizações e é uma solução de
compartilhamento de ruas entre veículos motorizados e bicicletas.
Costuma ser implantada em ruas com tráfego mais calmo e vias cujo limite de velocidade é de até 40 km/hora, permitindo as condições favoráveis e funcionais para a circulação dos ciclistas.
Agora que você já sabe a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota, que tal explorar essas vias pedalando com sua família?
Tenha essa experiência, nos conte em nossas redes sociais @nathorbicicletas